Uma boa ideia e um pouco de curiosidade é tudo o que você precisa trazer para criar seu próprio site na GoDaddy, promete o provedor. Com o construtor de sites de hospedagem, usuários com todos os níveis de experiência podem criar seus próprios sites sem conhecimento de programação ou conhecimento especializado.
Sumario
O que é o GoDaddy?
GoDaddy é um provedor de hospedagem na web com sede em Tempe, Arizona, que tem mais de 20 milhões de clientes em todo o mundo. Com mais de 84 milhões de domínios sob gestão, a Godaddy também é o maior registrador de nomes de domínio do mundo.
Desde 2017, as muitas ferramentas de nuvem da GoDaddy incluem um construtor de sites chamado ” Sites + Marketing “, que os clientes podem usar para criar sites sem nenhuma experiência de codificação.
Prós de usar GoDaddy
- Operação amigável para iniciantes
- Criação rápida de sites por meio de seções pré-criadas
- Capacidades sólidas de comércio eletrônico
- Ferramentas práticas de marketing
Contra de usar GoDaddy
- Limites; quase nenhuma personalização
- Opções de SEO insuficientes
- Qualidade de suporte misto
- Facilidade de uso
Como o construtor de sites da GoDaddy é gratuito para iniciar, só que precisa pagar pelo domínio e outros recursos, a configuração de uma conta GoDaddy é rápida. Os detalhes de pagamento inicialmente não são necessários. Além do registro de e-mail, você também pode usar sua conta do Facebook ou do Google para fazer login.
O próximo passo é escolher a categoria que melhor descreva seu site ou empresa. O GoDaddy oferece algumas categorias para você escolher, mas você também pode usar a função de pesquisa para inserir suas próprias palavras-chave. Então você escolhe o nome do seu site (que você sempre pode alterar depois).
1. Foco na usabilidade
O editor do kit godaddy consiste basicamente em duas seções. À esquerda, você encontrará a visualização do site, onde você pode editar textos e adicionar áreas diretamente. À direita, você faz alterações substitutas no design e na navegação.
No início, você é recebido no editor por um breve tutorial. Com um clique no botão “próximos passos” você sempre encontrará sugestões sobre o que fazer a seguir. Primeiro, o GoDaddy sugere escolher um tópico (com base no que você forneceu anteriormente, o serviço automaticamente escolhe um para começar). Você pode fazer isso no menu de navegação no canto superior direito em “Tema”.
Existem mais duas abas no menu de navegação: nas configurações você pode inserir informações básicas sobre o site, inserir links de mídia social e integrar rastreadores de análises.
E uma aba para adicionar novas páginas. Aqui você também pode dar ao seu site uma loja online. Você também pode encontrar complementos como um recurso de bate-papo ao vivo que pode oferecer aos seus clientes.
Todos os outros ajustes podem ser feitos diretamente na visualização do site. Aqui, o conteúdo é dividido em diferentes áreas que você pode adicionar e mover. Os textos também podem ser editados aqui. No entanto, o GoDaddy não oferece arrastar e soltar, e você fica vinculado a layouts predefinidos.
2. recursos
O godaddy não usa o recurso de arrastar e soltar, portanto, você não pode posicionar seus itens de conteúdo da maneira que desejar. Em vez disso, o kit fornece áreas pré-fabricadas, algumas das quais estão disponíveis em diferentes layouts. Para adicionar uma nova seção a uma página, clique no ícone de adição entre as seções.
Seções
As seções são divididas em categorias como Geral, Áudio e Vídeo, Varejo e Restaurante. Além dos tipos de conteúdo clássicos, como galerias de imagens ou janelas de contato, você também encontrará conteúdo mais específico, como ofertas de emprego, perguntas frequentes ou menus.
Dependendo da seção, o godaddy oferece layouts diferentes, mas a posição do conteúdo dentro deles permanece a mesma. Infelizmente, não é possível adicionar uma seção vazia e configurá-la você mesmo. Aqui você é completamente dependente dos kits da GoDaddy. Se você estiver procurando por blocos de conteúdo que não são cobertos, ficará desapontado.
Recursos simples de blog
Você adiciona um blog à sua página como uma seção. Você não escreve postagens diretamente no editor do kit de construção, mas na administração de nível superior do GoDaddy na área “Marketing”. Você pode adicionar imagens, vídeos e divisores no editor de blog, mas não há editor de HTML.
As postagens do blog podem ser publicadas imediatamente ou agendadas para uma data posterior. Também é possível criar categorias para organizar os artigos do seu blog.
Fora isso, os recursos do blog são muito básicos. Por exemplo, não há configurações de gerenciamento de equipe para equipes editoriais. Anteriormente, os comentários podiam ser integrados via Discus, mas o GoDaddy parece ter removido essa função nesse meio tempo.
3. Modelos e Design
GoDaddy tem um número sólido de temas para escolher, divididos em categorias como “Música”, “Arte e Design” ou “Loja Online”. Você pode alterar o tema atual a qualquer momento, embora nem todos os temas exibidos no site estejam disponíveis na janela de seleção. Essa seleção pode ser baseada especificamente no início – o suporte também não forneceu uma resposta satisfatória aqui.
Pouca personalização
Como mencionado, você tem muito pouca liberdade de design dentro dos modelos. No menu do tema, você pode pelo menos determinar as cores e fontes e escolher entre diferentes designs de botões.
Nas várias seções, você depende totalmente dos layouts fornecidos pelo godaddy. Com a falta de arrastar e soltar e a incapacidade de reorganizar partes individuais de conteúdo nas seções, tudo se move de forma sólida. Portanto, a personalização só é possível em termos de conteúdo e através da seleção e ordem das seções.
Para imagens e vídeos, não há banco de dados de conteúdo e os serviços de banco de imagens não estão integrados. No entanto, você pode conectar o Facebook e o Instagram para extrair fotos de lá.
O GoDaddy permite apenas um nível de navegação. No entanto, você pode combinar vários itens de menu em um menu suspenso para simplificar o menu principal e criar uma espécie de submenu.
O construtor de sites da godaddy coloca você na coleira: além do conteúdo em si, há muito pouca personalização possível com as ferramentas intuitivas do editor. Isso requer código HTML personalizado, que provavelmente será menos relevante para o público-alvo do kit de construção simples.
No total, você sente que a liberdade de design na GoDaddy foi severamente restringida. Se você deseja alterar mais do que apenas o texto e as imagens no design do seu site, use um programa diferente.
Deixe um comentário