Inscreva-se em nossa lista

Wordpress Adriano Luz

Melhores plugins de cache para WordPress: Otimize a velocidade do seu site

Há 10 anos atrás o Google fez o anúncio oficial de que a velocidade do carregamento de um site é fator direto para a posição em seu rankeamento de busca. Ou seja, sites que demoram mais para abrir completamente tendem a ficar com as posições mais baixas e conseguir menos tráfego.

Desde então, esse tem se tornado um fator de preocupação entre os donos de domínios. Afinal, o tráfego orgânico obtido através do Google é um dos que mais proporciona retorno financeiro. Sendo assim, além de uma boa hospedagem de sites, é necessário também investir em plugins que permitam a abertura mais rápida e eficiente da plataforma.

plugins

Com base nisso, separamos aqui os melhores plugins para WordPress, especialmente para você que deseja deixar seu site mais rápido. Confira abaixo!

 

Os melhores plugins de WordPress que vão otimizar o seu site

Ficar no topo do ranking dos buscadores é um grande objetivo para quem planeja criar um blog ou para qualquer outro tipo site. Afinal, isso significa receber um maior número de acessos por dia, o que consequentemente acarreta um maior retorno monetário. O tráfego orgânico, ao contrário do pago, só é adquirido quando o produto apresentado possui qualidade suficiente para atrair os usuários.

Além disso, estar entre os primeiros resultados também é sinônimo de relevância entre os seus concorrentes.

Sendo assim, vale a pena investir na otimização do seu domínio, para que você possa estar sempre no topo da lista. Para isso, acompanhe os melhores plugins que vão deixar o seu site muito mais compacto e rápido!

 

WP Smush.it

Em linhas gerais, esse plugin vai te ajudar a trabalhar com as imagens dentro do seu site. Ele faz a otimização das fotos, removendo os bytes desnecessários e deixando-as bem mais leves.

Comumente as imagens são as grandes responsáveis pela demora na hora do carregamento de um domínio. Sendo assim, diminuir o tamanho delas é a melhor opção para acelerar o processo.

A grande vantagem do WP Smush.it é que, ao contrário dos outros plugins que possuem a mesma função, ele não retira a qualidade das fotos. Durante a compactação os bytes não necessários são removidos, mas a resolução continua exatamente igual.

O trabalho total que o WP produz inclui remover a cor não utilizada nas imagens, faz a otimização durante a compressão do JPEG e ainda retira os metadados, que não influenciam em nada na indexação.

 

WP Super Cache

Dentre todos os plugins citados dentro dessa lista, com toda a certeza esse é um dos mais utilizados. Isso porque ele é bem prático e ajuda em diversas funções dentro da plataforma.

Depois de realizado o download, você pode fazer toda a configuração inicial, o que ajuda diretamente na otimização do WordPress. Porém, o destaque nesse caso vai para as funções Premium, que só podem ser utilizadas por quem faz uso da versão paga.

 

BZ Lazy Load

O BZ Lazy Load vem para corrigir um problema no qual provavelmente você ainda não tinha pensado.

Todas as vezes que um usuário abre a sua página, ela faz o download inteiro antes de ser exibida. Ou seja, mesmo as partes “desnecessárias” são carregadas anteriormente, o que torna todo o processo bem mais lento.

Mesmo que para você tudo pareça bem importante, é fácil perceber que uma imagem no fim do texto não precisa estar disponível quando o usuário estiver lendo o título, certo?

O BZ Lazy Load vem para te ajudar com esse problema. Em tradução literal, o “Lazy Load” significa um download preguiçoso. Ou seja, o site vai baixando aos poucos, conforme o usuário faz a progressão com o conteúdo exibido.

Dentre as principais funções disponíveis a substituição de imagens em thumbnails, avatares e posts e a compactação de imagens sem comprometer a qualidade são bons exemplos. Além disso, a substituição de iframes de conteúdo até o espaço ser carregado também se destaca.


Criação de Sites


 

W3 Total Cache

Quem faz uso desse plugin na maioria das vezes já possui um conhecimento mais avançado dentro da manutenção de WordPress. Isso porque ele é um dos mais úteis dentre todos os disponíveis, mas que precisa de certo conhecimento técnico para ser utilizado.

Amadores podem interpretar algumas ferramentas errado e até mesmo quebrar seu próprio site.

Em linhas gerais, a principal função é a limpeza de cache, que pode ser realizada de diversas maneiras diferentes.

Outros benefícios disponíveis são o armazenamento em banco de dados e em cache. A opção de compactar e o armazenamento de objetos também se destacam.

 

WP Fastest Cache

Mais um dos plugins que não tem apenas um objetivo, mas vários que podem ser muitos úteis na otimização do seu domínio.

Dentro desse nicho, vários plugins são para uso de profissionais bem avançados e outros básicos até demais. O WP Fastest Cache, por sua vez, representa o equilíbrio perfeito entre esses dois extremos, sendo fácil de usar mas com opções mais avançadas.

Para começar o uso, basta fazer o download e instalar. Atualmente são mais de 200 mil usuários ao todo que utilizam suas funções no dia a dia de seus domínios.

A melhor parte dele é que é bem fácil definir diversos prazos para limpar o cache de URLS específicas. Além disso, outras características bastante úteis é a seleção de posts e páginas para exclusão e a redução de CSS e HTML.

Ademais, com um clique pode-se limpar todo o cache, pois a configuração do plugin é bem simples. Vale ressaltar também que há a possibilidade de adquirir a versão premium, onde existem muitas outras opções extras.

 

WP Super Minify

A ideia geral desse plugin é bem simples: combinar arquivos CSS, Javascript e HTML para que a compactação seja realizada e entregue aos usuários. Dessa forma, se reduz a quantidade de dados a ser transmitida, bem como a quantidade de requisição de arquivos para o download do site.

No entanto, é sempre bom ressaltar que muitas vezes esse tipo de plugin pode conflitar com os outros já instalados e em utilização. Caso isso aconteça, o WP Super Minify permite desabilitar a compressão para o bom funcionamento da plataforma.

Outro ponto positivo é que ele é bastante direto e sem rodeios para a utilização. Basta instalar e ajustar as configurações. As funções disponíveis não são muitas, mas a possibilidade de ativar e desativar a compactação já é bem útil e ajuda na rapidez no carregamento da plataforma.

Criar seu próprio site e mantê-lo no ar nunca é uma tarefa fácil. Com o surgimento do WordPress, tudo ficou mais tranquilo, mas ainda assim é preciso manutenção constante para que o domínio não passe por problemas. A instalação de plugins para ajudar no carregamento é um bom exemplo de atividade que deve ser constante e levada a sério.

Agora que você sabe de todas essas dicas, com toda a certeza vai conseguir fazer a otimização do seu site de maneira muito mais prática e rápida. Eles podem ser grandes aliados de quem deseja tornar sua plataforma uma verdadeira referência dentro do mercado.

Sendo assim, aproveite e anote todos esses nomes citados e comece hoje mesmo a fazer o download. Através deles você vai conseguir deixar seu site muito mais leve e eficiente, se tornando o preferido entre os usuários!

 

Sobre o autor – Alex Vargas

Fundador da Live Media – Marketing e autor do site Nucleo Expert, ganhou o prêmio de Empreendedor Digital e melhor profissional de SEO do ano em 2019 pelo Afiliados Brasil. 

Alex Vargas é reconhecidamente um dos maiores especialistas em Marketing Digital do Brasil.




Consultoria SEO


Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.