Bounce Rate O que é e por que se atentar na taxa de rejeição do seu site

Bounce Rate: O que é e por que se atentar na taxa de rejeição do seu site?

Uma das métricas mais importantes para acompanhar o desempenho do seu site é a chamada Bounce Rate, ou, em sua versão brasileira, Taxa de Rejeição.

Essa métrica desperta muitas questões quanto à posição do seu site no ranqueamento do Google, um fator de extrema importância no meio do marketing digital. 

Afinal, o site de uma empresa de manutenção de equipamentos hospitalares que está em primeiro lugar nas pesquisas do Google possibilita ótimo alcance do público e, provavelmente, novas vendas de acordo com esse movimento.

Mas o Bounce Rate pode ser um obstáculo nesse posicionamento. 

No artigo abaixo, você vai conferir porque ele é importante e irá entendê-lo melhor para se atentar no seu site. 

Sumario

O que é Bounce Rate?

O Bounce Rate acontece quando um usuário, pela primeira vez ou não, acessou a sua página e não continuou a navegação nas páginas seguintes.

A Taxa de Rejeição resulta, então, em uma porcentagem que indica o número de visitantes que fizeram esse movimento, “abandonando a página” sem interagir.

O Google Analytics, ferramenta de métricas e acompanhamento de site mais utilizada mundialmente, possui essa métrica entre os seus recursos.

A partir dela, você consegue saber quantas pessoas entraram em uma página do seu site e não navegaram no restante do blog da sua empresa de instalação de ar condicionado em BH, por exemplo, configurando um abandono.

É importante compreender de quais maneiras se dá o abandono: pode ser pelo clique no botão “voltar” do navegador, pelo fechamento da aba ou janela, ou pela entrada em um novo endereço, no clique de um site que está linkado na sua própria página.

Também é possível acontecer a inatividade: quando o navegador não reconhece nenhuma ação do usuário por 30 minutos. Segundo o padrão do Google Analytics, essa ação é uma métrica contabilizada como rejeição.

O cálculo da métrica de Taxa de Rejeição é feito da seguinte forma: o número de sessões de página única dividido por todas as sessões do site, seja ele de uma marca de freezer para laboratório ou um blog de notícias de cultura pop.

Por que se atentar à taxa de rejeição?

É preciso, além de entender do que se trata a Taxa de Rejeição, conhecer o real impacto, positivo ou negativo, dela em um website. Isso porque nem sempre ela significa um fator prejudicial para o seu site. Assim, é necessário olhar caso a caso.

É comum achar que a Taxa de Rejeição possa significar algo negativo, tendo em vista que a falta de interação com o conteúdo do site geralmente condiz com o desgosto por parte do usuário, mas nem sempre isso é verdade.

Existem páginas que não necessitam de uma intensa navegação por parte do usuário. 

As chamadas landing pages exemplificam essa exceção, pois são feitas para o preenchimento de informações ou fornecer dados da empresa, sem necessidade de seguir outras páginas.

Por outro lado, um artigo que informa as principais funções de uma câmara frigorífica para congelados pode servir conhecimento para o leitor, mas com o objetivo de encaminhá-lo para outras páginas do site. 

Por isso, as saídas dessa página devem ser avaliadas com mais atenção, identificando se houve abandono realmente.

Para se ter uma ideia, dados coletados pela pesquisa da QuickSprout ajudam a ter uma visão geral dos tipos de sites em que a porcentagem de Taxa de Rejeição é um sinal problemático. 

Para uma página de varejo, por exemplo, como para as vendas de refrigerador para medicamentos, o número médio permitido para a Taxa de Rejeição varia entre 20 a 40%. 

Enquanto isso, para os portais de notícias, o mais indicado é que o índice esteja entre 10 a 30%.

O estudo ainda alerta para alguns fatores de critério para qualificar uma Bounce Rate. 

O mercado de atuação do site, objetivo da página ou do site são alguns dos pontos que podem ajudar a compreender se a porcentagem é ruim ou não.

Como diminuir a Taxa de Rejeição?

Se por acaso você notar uma alta taxa de rejeição que prejudica o desempenho do seu site, existem alguns métodos que podem ser feitos para diminuí-la, ou evitar que ela apareça. 

Separamos 5 deles para ajudar você, envolvendo alguns elementos do seu site, sendo eles:

  • CTA;
  • Pop-ups;
  • Linkagem interna;
  • Página inicial;
  • Experiência do site.

CTA

Uma das maneiras mais efetivas de obter novos clientes é por meio de CTAs, sigla para Call to action, a Chamada para Ação. 

Por meio desse movimento, você convida o leitor a realizar alguma tarefa dentro do seu site, transformando-o em lead, por exemplo, quando ele preenche um formulário por conta de uma chamada.

Com isso, você faz com que o usuário passe de uma página para outra, aumentando o tempo de navegação dentro do seu site e, consequentemente, diminuindo o Bounce Rate.

Pop-ups

O uso de pop-ups pode ser um modo de atrair o seu público para algum conteúdo segmentado de interesse da persona, no momento que ela abre o site. Porém, nem sempre o material verdadeiramente atrai.

As novas janelas podem ser vistas como uma verdadeira intromissão na experiência do usuário, como uma percepção para spam ou vírus por parte do visitante, afastando-o no momento do clique.

Nesse sentido, a moderação sempre é uma escolha para evitar a saída repentina, fazendo o usuário continuar a navegação pelo website sem se incomodar com o pop-up.

Linkagem interna

Uma das bases de uma boa otimização de qualquer site com o viés de mantê-lo no topo das pesquisas do Google é a linkagem interna. 

Para um Bounce Rate aceitável, é interessante sempre inserir links internos nas páginas do seu site.

Para um site de vendas de climatizadores, por exemplo, colocar um hyperlink voltado para a marca de uma categoria na página de climatizador para galpão, é um meio de fazer o usuário continuar a navegação e o interesse por outros produtos semelhantes.

Dessa forma, você mantém o usuário em seu site e ainda consegue otimizar os conteúdo, fazendo com que o Google o posicione cada vez mais nos primeiros lugares das pesquisas.

Página inicial

Quando o leitor do seu blog acessa a página inicial e consegue ler praticamente tudo que há de novo, é normal que ele não continue a clicar em novos conteúdos, pois já se informou com os materiais que mais precisava ou se interessava.

Para evitar esse comportamento e fazê-lo continuar a leitura dos conteúdos, é necessário trabalhar por meio de teasers. 

Dessa forma, não mostre o texto completo do artigo sobre painel para câmara frigorífica nas primeiras páginas, destacando apenas algumas frases e um convite para leitura. 

Experiência do site

No geral, estamos mencionando pontos que melhoram, em alguma medida, a experiência do usuário. 

Afinal, qualquer configuração realizada em sua página ou site por completo, deve levar em conta a experiência de quem vai acessá-lo.

Para além do que já foi discutido aqui, pensar a experiência do site de forma qualificada é entender como será feita a leitura dos conteúdos. Isto é, a estrutura do texto, o tamanho das frases, parágrafos, menu e seções para clique no seu site.

Se o leitor não sentir que está tendo uma boa experiência ao passar pelos conteúdos do site, é bem provável que ele não continue a navegar e deixe a página no momento que obter a informação que procurava.

Taxa de Rejeição é diferente de Taxa de Saída

Agora que você passou pelo conceito de taxa de rejeição, entende a sua importância e como diminuir essa métrica, é importante compreender de uma vez por todas a diferença com a Taxa de Saída, um dado que as pessoas costumam confundir bastante.

Basicamente, enquanto a taxa de rejeição calcula o número de pessoas que visitam a primeira página do site e saem logo depois do acesso, a taxa de saída avalia a rejeição dos usuários ao abandonarem a página, mas sem levar em conta se foi a primeira página visitada pelo usuário.

As duas possuem significados e impactos diferentes e entendê-las ajuda a compreender melhor as táticas usadas para remediar e prevenir cada situação.

Comece a acompanhar o Bounce Rate!

É comum que um site possua alguma ação a ser realizada pelo usuário, seja baixar um pdf, terminar uma leitura ou concluir uma compra. 

Quando o Bounce Rate apresenta um nível preocupante, é sinal que essa ação não está sendo feita como esperado.

Seja para um site de vendas de tênis ou aluguel de chiller, entender e acompanhar uma métrica como a Taxa de Rejeição pode ajudar muito a aplicar melhorias em pontos-chave da otimização.

Depois desse conteúdo, você está preparado para olhar as saídas do seu site com mais atenção e estratégia, visando aplicar os métodos de controle para esse movimento com qualidade. 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.