Marketing Digital

Marketing Digital: por que toda empresa deve investir?

Você sabia que existem diversas estratégias de marketing digital que podem ser implementadas dentro da sua empresa?

Quando falamos sobre o marketing na área digital, nos referimos a um conjunto de estratégias e ações que foram realizadas dentro do ambiente online com o objetivo de aumentar o número de vendas, reter clientes e promover as marcas.

Cada vez mais tem crescido o número de buscas dentro da ferramenta do Google, isso porque quando alguém procura por um produto, por exemplo, alarmes monitorado, ou serviço, a primeira pesquisa feita é nos mecanismos de busca. 

Com o marketing digital, a empresa consegue aparecer nos primeiros links, tendo um excelente ranqueamento. Isso é bom porque faz com que sua empresa consiga ser mais visível diante do público-alvo. 

Diante dos benefícios que o marketing digital pode trazer para sua empresa, incluindo dar mais visibilidade para seu negócio, falaremos sobre como é possível fazer a implementação nas empresas, seja uma empresa de portaria remota, ou de outra ação. Acompanhe a seguir!

Marketing digital: o que você precisa saber?

Antes de falarmos sobre as estratégias de marketing digital que podem ser implementadas dentro do seu negócio, é importante entender o conceito ligado ao tema. 

O marketing digital é o conjunto de estratégias e ações que são feitas para as empresas que trabalham dentro do ambiente digital.

Isso faz com que sua empresa possa atingir seus objetivos que são direcionados para alcançar o público-alvo, assim como aumentar o número de vendas, reter clientes e promover a marca. 

O interessante é que por meio do marketing digital é possível atuar com uma produção de conteúdo para redes sociais, assim como envio de email marketing, criação de textos sobre proteção radiológica para blogs, dentre outros. 

Cada vez mais, as empresas têm percebido que é essencial estar dentro do ambiente digital, com o objetivo de fazer com que seu negócio cresça.

Isso tem ocorrido porque cada vez mais os clientes estão dentro do ambiente digital, seja para fazer pesquisas, assim como para aumentar as vendas. 

Benefícios do Marketing Digital

É muito importante que a empresa compreenda sobre os benefícios do marketing digital, para cada dia mais implementar essas ações no negócio. Por isso, separamos algumas vantagens a seguir!

Torne-se autoridade no mercado 

Quem não quer ter sua empresa como referência no mercado, não é mesmo? Afinal, a credibilidade é uma das bases que precisam ser construídas para conseguir ser destaque perante toda a concorrência. 

Para se tornar esse referência, a utilização do marketing digital é vital para o seu negócio. É a partir das estratégias dele que você produzirá conteúdos ricos para os seus leitores. 

Com isso, novas oportunidades surgem, pois a partir desse conteúdo você terá acesso a potenciais clientes que poderão ser convertidos em vendas. 

Nesse caso, se sua empresa de financiadora de carros deseja aumentar o número de vendas e ser uma autoridade respeitada no mercado é possível ter bons resultados por meio do marketing digital. 

Ou seja, quanto mais confiança sua empresa desenvolve diante da concorrência, isso traz maiores possibilidades de vendas e de atrair novas pessoas para sua empresa. 

Tenha mais alcance 

O marketing digital permite que seu negócio tenha mais alcance. Na internet realmente não há limites geográficos, muito menos ligados à distância. 

Por isso, o ideal é que sua empresa apoie as ações de marketing digital, porque isso faz com que você consiga ter mais alcance, atingir novas pessoas e chegar no público que é necessário. 

No universo digital, você consegue ter mais oportunidades para gerar negócios e vendas importantes. 

Mensure resultados facilmente 

Outro benefício que deve ser levado em consideração é a possibilidade de mensurar os resultados de forma simples e fácil.

A mensuração de resultados é a possibilidade de conseguir acompanhar se houve algum erro ou ação que precisa ser reformulada. 

No caso do ambiente digital, a mensuração ocorre de forma ainda mais fácil, porque existem ferramentas e softwares que contribuem para que isso ocorra. 

Isso representa dizer que é possível identificar pontos ligados ao retorno sobre o investimento, desempenho de uma campanha, dentre outros. 

Possibilita segmentar o conteúdo 

A segmentação de conteúdo também é um item especial. Por exemplo, existem empresas de segurança patrimonial que podem interessar um determinado público e não a outro. 

No ambiente digital é possível que você colete dados importantes para sua audiência e permita que as empresas realizem investimentos voltados ao seu público-alvo. 

Outra vantagem que a Internet disponibiliza é a oportunidade de filtrar bem o seu público para cada ação. 

No universo online, é possível coletar dados valiosos sobre a audiência, com isso, suas campanhas ficam muito mais eficientes e os resultados são assertivos. 

A segmentação faz com que você avalie quais são as características do seu público, sexo, idade, onde ela mora, seus interesses e necessidades. 

Dessa forma, podemos resumir alguns benefícios que as empresas obtêm a partir do momento que investem em marketing digital. São eles:

  • Aumenta o número de vendas;
  • Traz mais visibilidade para a marca;
  • Promove a empresa como referência no mercado;
  • Torna a marca conhecida;
  • Possibilita gerar e qualificar leads;
  • Promove diferenciais ao negócio.

Com isso, podemos entender que se sua empresa não investe em marketing digital, existe a possibilidade de vivenciar momentos de crises, não segmentar os clientes e perder excelentes oportunidades de vendas. 

A partir disso, é importante compreender o que é inbound marketing e jornada do consumidor. Confira os detalhes a seguir! 

Entenda o que é o inbound marketing e jornada do consumidor 

Para entender como implementar o marketing digital em seu negócio, é importante compreender o conceito ligado ao inbound marketing, assim como a jornada do consumidor. 

No caso do inbound marketing, ele ajuda no processo de criação de conteúdo de forma direcionada para o seu cliente. 

Ou seja, é a chance de atrair e converter os clientes com um conteúdo que seja relevante. Dessa forma, é um marketing de atração que é muito importante para atrair os clientes em potencial e reduzir os custos de aquisição com clientes. 

No caso do entendimento sobre o inbound marketing, existe uma contribuição para a jornada de compra do consumidor. Por exemplo, temos o cliente no estágio do topo do funil, meio do funil e fundo do funil. 

Topo de funil 

Isso quer dizer que o cliente que está no topo do funil não conseguiu identificar os seus problemas e ainda não conhece nada sobre sua empresa ou marca.

A partir do momento que ele tem o contato com um conteúdo de qualidade feito em seu negócio de alarmes de incêndio, o cliente pode se interessar ainda mais pela marca.

Meio do funil

Após esse processo ele avança para o meio do funil que é a fase em que é possível fazer um cadastro de dados e informações dos clientes, para receber um email marketing ou baixar um e-book.

Fundo de funil

Na etapa final, ou seja, o fundo do funil, é o momento em que a pessoa está decidida a fazer uma compra em sua empresa. 

Dessa forma, esse é o momento em que é gerada uma ação de venda. 

Na trajetória do topo de funil ao fundo do funil,  existem alguns processos que são necessários e eles envolvem diferentes estratégias de marketing. 

Essa jornada funciona de tal forma: 

Quem está no topo do funil deve receber um conteúdo explicativo sobre os benefícios da conexão remota, ou área que está buscando. Já no email, é possível baixar um material como um e-book e no final, já ocorre o processo de decisão da compra. 

Assim, é importante que a empresa consiga entender qual é a fase em que seu público está, assim como consiga analisar quais conteúdos são os mais adequados para diferentes canais de comunicação, de site até as redes sociais. 

Entenda a consultoria de marketing

Para entender como é possível aplicar as estratégias de marketing digital em sua empresa e quando isso pode ser feito, uma empresa voltada para consultoria de marketing digital pode ser essencial para o seu negócio. 

Dessa forma, a recomendação é que sua empresa de chaves codificadas realize a busca por informações de qual consultoria de marketing pode atender sua empresa. 

Por isso, existem empresas especializadas em ações de marketing digital que trazem orientações sobre a criação de um plano de comunicação para o seu negócio. 

Assim como os melhores canais que podem ser publicados, além de fazer um monitoramento dos canais de comunicação. 

É muito importante que sua empresa faça o investimento nesse tipo de ação, seja para ter um setor próprio ou para a contratação de uma consultoria de marketing. 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.