O que é spam?

O que é spam?

O termo spam, muitas vezes referido como lixo eletrônico, refere-se principalmente a mensagens não solicitadas que são enviadas eletronicamente e geralmente contêm publicidade. 

Existem diferentes tipos de métodos de transmissão, incluindo e-mail, SMS, mensagens de fórum ou banners publicitários. O spam é cada vez mais visto como um problema por conta da sobrecarga que acaba causando.

Sumario

E-mails de spam como meio de publicidade

A forma mais comum de spam é o e-mail de spam, que é enviado a um grupo muito grande de destinatários com uma clara intenção de publicidade. E-mails de spam ou lixo eletrônico geralmente contêm um link que leva ao site do produto anunciado.

E-mails descartáveis ​​com um anexo de arquivo defeituoso são particularmente perigosos. O malware pode entrar em computadores, smartphones, etc. ao abrir o anexo.

Esse fenômeno é chamado de malvertising. A maioria dos provedores de e-mail, portanto, inclui filtros de spam especiais que impedem que e-mails indesejados cheguem à caixa de correio ou sejam classificados diretamente em uma pasta de spam.

Perigo de e-mails de spam

As mensagens de spam também podem ser enviadas via SMS ou espalhadas em fóruns online na forma de links nos comentários. Outra forma de spam são banners publicitários em sites. 

Sob certas situações, a publicidade pode vir de fornecedores duvidosos. Aqui existe o risco de um clique desencadear uma onda de pop-ups ou até mesmo uma armadilha de assinatura.

É muito difícil prevenir completamente o spam com a ajuda de filtros de spam. Logo, os usuários devem sempre ter cuidado com e-mails de spam. Muitas vezes é útil uma segunda conta de e-mail, que é configurada independentemente da conta normal para comunicações importantes e exclusivamente para pedidos de boletins informativos e similares

O que significa spam?

Originalmente, “Spiced Ham” era o nome de uma marca de carne enlatada. Era tão comum na Grã-Bretanha na época da Segunda Guerra Mundial que as pessoas se cansaram disso. Um comercial de TV pegou isso e tornou o “Spam” famoso. Na década de 1980, o termo foi então aplicado a mensagens eletrônicas de massa semelhantes.