O que é WooCommerce?

Se você está planejando construir uma loja online baseada no WordPress, então definitivamente se deparou com o ‘WooCommerce’. Com mais de 3,5 milhões de instalações, o WooCommerce é de longe o plugin mais popular neste espaço. Mas o que exatamente é o WooCommerce e por que o recomendamos como uma extensão de comércio eletrônico?

Sumario

O que é WooCommerce?

WooCommerce é um plugin de comércio eletrônico totalmente personalizável para WordPress que torna a configuração de uma loja online bastante fácil e rápida. WooCommerce é uma solução de código aberto que permite listar produtos ilimitados e oferecê-los aos seus clientes.

Ao construir o WooCommerce em cima do WordPress, o plugin integra com sucesso o comércio eletrônico com o conteúdo. Graças às muitas possibilidades do WordPress, você pode projetar seu site da maneira que quiser, dependendo dos produtos que vende. Além disso, os desenvolvedores tentam manter a gama de funções enxuta. Funções especiais são complementadas por plug-ins adicionais.

Como é que tudo começou?

O desenvolvimento começou em 2007 pela empresa WooThemes da Cidade do Cabo. WooCommerce originalmente veio de um fork do plugin Jigoshop. Depois de ser carregado no diretório WordPress.org em 2011, o WooCommerce teve um crescimento constante até 2015. Em abril de 2015, chegou a sete milhões de downloads – o que não passou despercebido.

Os caras por trás do WordPress também viram o potencial e fizeram do WooCommerce parte de sua família Automattic (a empresa do cofundador do WordPress Matt Mullenweg) em maio de 2015.   

Desde então, o plug-in tornou-se um dos principais provedores de e-commerce com mais de 72 milhões de downloads até o momento e responde por 28% de todas as lojas online. Resumimos o que torna o WooCommerce especial para você nos seguintes pontos:

WooCommerce é bem sucedido

  • Atualmente, existem 3.317.205 lojas online baseadas em WooCommerce
  • isso é um impressionante 5,1% de todos os sites.
  • 21% dos 1 milhão de principais sites de comércio eletrônico usam WooCommerce.
  • De acordo com woocommerce.com, o plugin já foi baixado mais de 72.500.000 vezes. 
  • 93,7% de todos os sites WordPress com uma loja online usam o plugin WooCommerce.

WooCommerce é gratuito

Os desenvolvedores do WooCommerce ganham seu pão por meio de extensões pagas que podem complementar a gama de funções de uma loja em todos os aspectos. 

Assim, o próprio plug-in WooCommerce pode permanecer gratuito. Um grande número de extensões  é oferecido, então você não precisa se preocupar com o WooCommerce sendo pago em um futuro.

É fácil de aprender

O WooCommerce oferece uma interface de usuário intuitiva com a qual qualquer pessoa familiarizada com o WordPress pode se usar. Se você continuar com ele e ver as opções de configuração, poderá rapidamente administrar uma loja online com o WooCommerce. Vamos apenas descrever brevemente o que é possível com o WooCommerce, entre outras coisas:

Filtrando os produtos em categorias

  • Atribuição de propriedades como dimensões, cores, materiais, etc.
  • Uso de cupons e descontos em produtos
  • Regulamento de avaliações de clientes e pedidos como convidado / via registro
  • Uso de vários métodos de pagamento, como transferência bancária, cheque, sobrenome, PayPal

Permite que você venda qualquer coisa

Vários projetos podem ser realizados com o WooCommerce. Além disso, as extensões ajudam a aproveitar todo o potencial da sua loja. Entre outras coisas, você pode vender as seguintes ofertas:

  • Produtos físicos sendo enviados
  • Produtos digitais para download, como e-books
  • Áreas de Membros e Cursos Online
  • Reservas de workshops, seminários e coaching
  • Ingressos para eventos
  • Ofertas de afiliados externos, como para a Amazon

É funcionalmente expansível em todos os aspectos

Existem inúmeras extensões gratuitas e pagas com recursos adicionais, elementos de design ou métodos de pagamento (até Bitcoin). Muitos deles já podem ser encontrados no próprio site WooCommerce, mas muitas extensões gratuitas para o popular plugin também podem ser encontradas no WordPress.org. Aqui alguns exemplos:

  • WooCommerce Bookings – Para agendamentos
  • Associação WooCommerce – Para vender associações
  • Quantidades mínimas/máximas – Para contagem mínima/máxima de produtos

Os desafios do WooCommerce

A crítica ao WooCommerce é a falta de interfaces para, por exemplo, sistemas de gerenciamento de mercadorias. Antes de montar uma loja, deve-se verificar qual sistema é usado e se existe uma interface para o WooCommerce.

Além disso, às vezes pode acontecer que a loja WooCommerce pareça um corpo estranho no seu tema. Isso pode ser simplesmente porque seu tema não foi preparado para o WooCommerce. Ajustes mais aprofundados na área de programação CSS são necessários aqui para adaptar o design, se necessário.

Conclusão

Devido à facilidade de aprendizado e às boas opções de configuração e muitas extensões funcionais, o WooCommerce é muito flexível e, do nosso ponto de vista, a melhor escolha para criar uma loja online.