O que é um URL amigável wordpress e como você cria um? A otimização de URL é uma das tarefas de SEO mais fáceis de configurar, mas ao mesmo tempo, é uma etapa necessária que você deve realizar para garantir que seu site seja otimizado.
Se você estiver usando WordPress ou qualquer outro CMS que seja compatível com SEO, otimizar sua estrutura de URL é algo que você configurará no início e provavelmente nunca terá que lidar com isso novamente.
Neste post, você aprenderá o que é uma estrutura de URL amigável otimizada, por que ela é importante e como otimizar seus URLs no WordPress.
Sumario
O que é um URL amigável?
A URL é um acrônimo para Uniform Resource Locator. Em termos simples, um URL especifica o endereço da web de uma página. Cada página da web na Internet possui um URL exclusivo.
A exclusividade é alcançada pelo nome de domínio, ou seja, hospedagemdesites.wiki.br, e o conjunto de caracteres que vem a seguir, /como-escolher-sites-de-hospedagem/.
Essas duas partes juntas constituem o URL exclusivo de uma página. Assim, o URL de uma única página tem duas partes, a primeira parte é o domínio que não é configurável e a segunda parte é o caminho para encontrar a página dentro do domínio (esta parte é configurável). Duas páginas no mesmo domínio não podem ter o mesmo URL.
O que é um URL amigável de SEO?
Um URL amigável descreve com precisão a página usando palavras-chave que são fáceis de ler para mecanismos de pesquisa e usuários. Este é um exemplo de URL amigável para SEO:
Este é um exemplo de URL NÃO amigável para SEO:
Essa é a primeira etapa de otimização que você pode realizar para tornar seu URL amigável, ou seja, usar palavras-chave relevantes para o conteúdo do seu site, mas, como veremos a seguir, há mais do que isso.
Você deve usar datas como parte de seu URL? Você deve incluir a categoria antes do nome do post? Estas são apenas algumas perguntas que você responderá abaixo, mas antes disso, vamos ver por que ter URLs otimizados é importante.
Por que os URLs são importantes para o SEO?
1. URLs amigáveis melhoram a experiência do usuário
SEO tem como objetivo tornar a experiência do usuário melhor e fáceis de entender. Os URLs fornecem aos usuários e aos “spiders de mecanismos de pesquisa” uma boa indicação do que a página trata.
Um usuário pode dizer apenas lendo este URL https://hospedagemdesites.wiki.br/hospedagem/blogs/ que a página de destino possui informações relacionadas a hospedagens para blog.
O URL também é mostrado nos resultados da pesquisa e URLs bem elaborados são mais informativos e atraentes para os usuários, o que significa taxas de cliques (CTR) mais altas.
2. É um fator de classificação de SEO
O Google conseguiu ao longo dos anos se tornar melhor e mais eficiente quando se trata de interpretação de URL e agora quase todos os CMS modernos são capazes de produzir URLs otimizados para SEO, mas ainda é um fator de classificação de SEO.
Embora seja um fator de SEO menor, vários estudos de classificação de SEO mostram que a maioria das páginas nas primeiras posições do Google possuem URLs otimizados.
Em um estudo recente realizado pela Backlinko, isso mostra claramente que as páginas nas posições superiores do Google têm comprimentos de URL mais curtos.
3. Links
Conforme declarado pelo Google, alguns usuários podem criar um link para sua página usando o URL da página como texto âncora, portanto, se o URL contiver palavras-chave relevantes, isso fornecerá aos mecanismos de pesquisa mais informações sobre a página.
Como otimizar seus URLs – Práticas Recomendadas de SEO
1. Nome do domínio
Mencionei acima que a primeira parte de uma URL é o domínio e isso não é configurável. Depois de ter um domínio, você deve usá-lo como está e não pode fazer alterações nele. É por isso que é melhor escolher um bom domínio desde o início. O que é um bom domínio?
- Um domínio que é curto (2-3 palavras no máximo);
- Cativante;
- Fácil de lembrar;
- De preferência, um domínio .com, .com.br, .net ou .org;
- Para empresas locais, é uma vantagem ter um domínio registrado no domínio do seu país.
É necessário ressaltar que as características de um bom nome de domínio ajudam a estabelecer a confiança do usuário e não têm efeito direto nos rankings. No passado, ter um domínio baseado em palavras-chave tinha algumas vantagens, mas não tem mais (com exceção de domínios específicos de país para fins de SEO local).
2. URLs HTTPS
Outro fator que contribui para a facilidade de SEO de uma URL é a segurança do site e, principalmente, o uso de SSL. Ter um site com SSL instalado, servidores 3 finalidades principais:
1. Torna seus URLs https uma forma adicional de ganhar a confiança do usuário
2. Isso torna o seu site mais seguro (qualquer informação enviada através do seu site é criptografada)
3. Palavras-chave em URLs
Uma das perguntas mais comuns quando se trata de URLs amigáveis para SEO é se eles devem usar palavras-chave na URL. A resposta é simples: DEVEM ser usadas palavras-chave no URL porque fornecem aos usuários e aos mecanismos de pesquisa mais informações sobre o assunto de uma página.
Por exemplo, olhe para o URL deste post: https://hospedagemdesites.wiki.br/url-amigável-no-Wordpress ele descreve exatamente do que se trata a página tendo as palavras-chave alvo ‘url’, ‘amigável’, ‘wordpress’, ‘separados por travessões.
Se você comparar o título da postagem “Como estruturar uma url amigável no WordPress” com a URL, você perceberá que certas palavras como ‘como’, ‘estruturar’, ‘uma’ e ‘no’ foram removidas da URL.
Onde as palavras-chave devem ser colocadas em um URL? Quando o Google é questionado sobre essa questão, eles oficialmente dizem que não importa muito, mas o que estudos mostram é que é melhor ter palavras-chave no início da URL do que no meio ou no final.
Como evitar o excesso de palavras-chave no URL? Preenchimento de palavras-chave é um termo usado quando você tenta injetar palavras-chave em um URL (título ou conteúdo do post) de uma forma não natural com o único propósito de otimizar para rastreadores de mecanismos de pesquisa e não para usuários.
Para evitar o excesso de palavras-chave em seus URLs, tente não repetir a mesma palavra-chave mais de uma vez. Em vez disso, use palavras-chave com sabedoria, sem repetição.
4. Comprimento do URL
Embora o limite de caracteres para URLs seja de até 2.048 caracteres, é recomendável manter os URLs o mais curtos possível. Quaisquer parâmetros ou caracteres que não façam sentido para os usuários e mecanismos de pesquisa devem ser evitados.
5. Minúsculas, maiúsculas e espaços no URL
Os caracteres em um URL devem ser minúsculos. A maioria dos CMS permite que você tenha letras maiúsculas em um URL, ou seja, www.example/My-Url, mas tenha em mente que isso é diferente de www.example.com/my-url.
O Google e outros mecanismos de pesquisa irão interpretá-los como duas páginas diferentes. Para evitar problemas de conteúdo duplicado, certifique-se de que todos os seus URLs estão em letras minúsculas.
Espaços em branco em um URL: há casos em que seu CMS criará URLs automaticamente a partir de nomes de arquivos, especialmente para imagens carregadas. Quando houver um espaço no nome do arquivo, ele será traduzido como % 20 na URL.
Por exemplo, se você tiver uma imagem com o nome “URL Amigavel WordPress.jpg” e seu CMS não estiver configurado corretamente para usar travessões ‘-‘, como separadores, isso será mostrado como “URL% 20Amigavel% 20Wordpress.jpg” e isso não é amigável.
6. Uso de datas em URL
As datas devem fazer parte de um URL? Isso ajuda o Google de alguma forma? A resposta é não. As datas não devem ser usadas como parte do URL, pois não oferecem nenhum benefício para os usuários ou rastreadores de mecanismos de pesquisa.
O Google usa outros mecanismos para identificar quando uma postagem foi publicada e ter a data como parte do URL adiciona complexidade desnecessária.
7. Você deve adicionar o nome da categoria no URL?
No WordPress, você pode adicionar suas postagens em categorias e, dependendo de suas configurações, o nome da categoria pode ser mostrado no URL. Por exemplo, você pode ter algo assim: https://www.example.com/watches/best-watches-to-buy
Tudo bem, desde que os nomes das categorias sejam significativos e façam sentido para os usuários.
Como configurar URLs no WordPress
Configurar seus URLs no WordPress é muito fácil. WordPress é uma plataforma SEO amigável e tudo que você precisa fazer é ir para CONFIGURAÇÕES -> CONFIGURAÇÕES DO PERMALINK e escolher uma das configurações comuns ou escrever sua estrutura personalizada.
Ao escolher a configuração Nome da postagem , seus URLs serão vinculados diretamente ao seu domínio, sem pastas ou intermediários. Ao publicar um post ou uma página, o WordPress tentará criar a URL com base no título da página.
O que você pode fazer para otimizar seu URL é clicar no botão EDITAR que está abaixo do título do post, configurar seu URL e clicar nos botões SALVAR RASCUNHO ou ATUALIZAR.
Use Redirecionamentos 301 para qualquer alteração de URL
Esteja você fazendo uma reformulação do site ou migrando para https ou apenas otimizando seus URLs, é necessário adicionar redirecionamentos 301 para que o Google (e outros mecanismos de pesquisa ) saiba que você está alterando o endereço de uma página.
Os redirecionamentos 301 irão ajudá-lo a manter suas classificações de SEO e melhorar a experiência do usuário, uma vez que quaisquer URLs marcados pelos usuários ainda funcionarão.
Existem algumas maneiras de adicionar redirecionamentos 301 no WordPress. Você pode usar um plugin ou escrever o código diretamente no seu arquivo .htaccess .
301 Redireciona usando um plugin
-
Instale e ative o plugin simples de redirecionamento 301;
-
No menu Configurações, selecione Redirecionamentos 301;
-
Digite o URL ‘antigo’ no lado esquerdo (coluna Solicitação) e o novo URL no lado direito (coluna Destino).
- Clique no botão SALVAR ALTERAÇÕES;
- Abra uma nova janela do navegador e digite o URL ANTIGO na barra de endereço, se tudo foi feito corretamente, ele deve redirecionar para a nova página.
301 Redireciona usando o arquivo .htaccess
Se você se sentir confortável em fazer alterações na instalação do WordPress, edite .htaccess usando FTP e adicione quaisquer redirecionamentos (na parte superior do arquivo) usando o seguinte formato:
Redirecionar 301 / URL antigo (sem o nome de domínio) / novo URL (incluindo o nome de domínio). Por exemplo:
Redirect 301 /my-not-so-friendly-and-lengthy-url
https://www.example.com/url-amigavel-no-wordpressl
Termine atualizando e reenviando seu Sitemap XML. Em ambos os casos (ao usar um plugin ou de forma manual), você deve atualizar o seu sitemap XML e reenviá-lo ao Google.
Conclusão
URLs amigáveis de SEO são importantes. É um dos fatores de SEO que você pode configurar desde o início e esquecê-lo ou é uma tarefa que você pode fazer como parte do processo de otimização on-page.
Porém, uma coisa a ter em mente é que, se você já tem um site estabelecido com muitas páginas publicadas, deve ter cuidado com as otimizações de URL. Não mude seus URLs apenas para remover as ‘palavras-chave de parada’.
Por exemplo, se você tiver um URL que é https://hospedagemdesites.wiki.br/hostinger-ou-hostgator/, não há necessidade de encurtá-lo porque sempre há alguns riscos com redirecionamentos 301.
Se, por outro lado, você tem uma URL que não faz sentido ou tem muitos caracteres que não são significativos, então vale a pena correr o risco e tornar suas URLs amigáveis para SEO.
Deixe um comentário