Como a tecnologia e a digitalização podem aumentar as vendas de empresas

Como a tecnologia e a digitalização podem aumentar as vendas de empresas?

A inovação é amplamente reconhecida como o motor do crescimento econômico, com a tecnologia e digitalização atuando como o principal catalisador nos mais diferentes segmentos produtivos.

Muitas das inovações mais significativas estão sendo criadas por uma nova geração de negócios que são quase inteiramente digitais. 

Essas empresas estão aproveitando a tecnologia para oferecer produtos e serviços mais atraentes, mudando drasticamente o cenário competitivo.

Para empresas estabelecidas, há uma nova urgência em inovar como uma questão de sobrevivência. 

Embora a inovação seja parte integrante da indústria há muito tempo, a tecnologia e a digitalização estão mudando a natureza dos processos.

Mais importante ainda, está fornecendo às empresas novas oportunidades para criar valor, evoluir e crescer com mais embasamento e velocidade na captura, armazenamento e pesquisa de arquivos e dados.

Sumario

Tecnologia e digitalização no setor do turismo

A tecnologia e digitalização inteligente estão mudando processos que há muito estão presentes na vida das pessoas, como a escolha de um local para hospedagem.

Isso porque impactam desde residências com assistentes virtuais e equipamentos com acesso à internet, até a forma como as cidades são gerenciadas e as reservas podem ser feitas. 

Ou seja, da mesma forma que as empresas de diferentes ações, o setor de turismo não é exceção quando se fala em otimização por meio da tecnologia.

De muitas maneiras, o setor de hospedagem está liderando a adoção de tecnologia e digitalização de negócios inteligentes, aproveitando que muitos procuram por consultoria empresarial para melhor atender o mercado.

Das operações à experiência do hóspede, passando pelo marketing, a tecnologia e digitalização hoteleira oferecem uma variedade de oportunidades, inclusive de economias de custos e receita, permitindo que os proprietários de hotéis alcancem novos níveis de lucratividade.

Por parte dos hóspedes, muitos turistas podem usufruir de espaços adequados, serviços completos e comodidades durante a hospedagem, tudo sendo corroborado pela tecnologia e digitalização dos mais diferentes processos.

Gestão inteligente de energia

Termostatos inteligentes e sensores de ocupação podem monitorar e responder a flutuações na ocupação de um quarto ou um chalé. 

Da mesma forma, os sistemas inteligentes instalados por empresas de energia solar em Fortaleza usam algoritmos sofisticados de aprendizado de máquina para analisar continuamente a obtenção e uso do recurso, otimizando instalações.

Dessa forma, os padrões climáticos locais e as cargas de pico de demanda passam a otimizar o consumo de energia em tempo real, durante todo o ano. 

Os sistemas inteligentes de gerenciamento de eletricidade podem reduzir os custos de energia de um hotel em até 20%, além de gerar alguns dos períodos de retorno mais rápidos do setor, que podem variar entre 12 e 24 meses. 

A economia de energia por meio da IoT (Internet of Things), ou Internet das Coisas, não se limita apenas aos sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado. 

A tecnologia de iluminação inteligente também permite que os hoteleiros entendam melhor as próprias necessidades de energia, automatizam o consumo e se adaptem às mudanças em tempo real na ocupação. 

Os sistemas de iluminação inteligentes também permitem que os hotéis definam os horários de iluminação preferidos, rastreiem os padrões de ocupação e melhorem o consumo geral de energia e iluminação ao longo do ano.

Manutenção preditiva 

Assim como a IoT permite que os hotéis monitorem, rastreiem e otimizem o consumo de energia, a manutenção preditiva permite que eles usem dados do sensor para identificar tendências de desperdício ou perigos.

Com isso, alcança o objetivo de alertar a equipe de manutenção antes que um determinado problema se torne muito mais caro, ou um receptivo tenha que pensar em qual a assistência técnica para conserto de TV próximo a mim, a fim de deixar tudo em pleno funcionamento. 

Portanto, em vez de esperar que um componente avarie antes de ser reparado ou substituído, as tecnologias de IoT permitem que a equipe de engenharia:

  • Atenda os hóspedes com segurança;
  • Certifique sobre necessidades de manutenção;
  • Evite falhas do sistema;
  • Reduza os custos de operação.

Por exemplo, um único vaso sanitário com vazamento pode ter um custo financeiro, assim como pode prejudicar um projeto voltado à sustentabilidade. 

Soma-se a isso o custo dos danos causados ​​pela água que ocorrem até que o vazamento seja detectado. 

Ao monitorar as linhas de água com medidores inteligentes e de baixo custo, todos eles habilitados para IoT, os hotéis podem ter um retorno no consumo de água em um curto espaço de tempo.

Experiências inteligentes para hóspedes

Nenhum hotel pode operar sem hóspedes e, por esse motivo, os hoteleiros podem esperar ver a tecnologia e digitalização inteligente moldarem ainda mais as experiências e expectativas dos turistas e pessoas que se utilizam de quartos com insulfilm janela residencial, para mais privacidade.

Os dados dos hóspedes podem ser usados ​​para ajudar a acomodar melhor as necessidades do cliente durante a hospedagem. 

Em conjunto com os sensores de ocupação, esses dados também podem ser usados ​​para automatizar as interações dos hóspedes durante a estadia, reduzindo os pontos de atrito e os custos de mão de obra. 

Dessa forma, a tecnologia inteligente continua a permitir que os hotéis prevejam e personalizem vários serviços aos hóspedes com base em visitas anteriores e dados agregados de cada visitante, ao longo do tempo.

Reserva inteligente de estacionamento

Os hotéis podem usar sensores inteligentes e aplicativos de hotel para que os hóspedes reservem vagas de estacionamento, mesmo antes da visita, e tenham o próprio espaço atribuído na chegada. 

Isso economiza aos hotéis o custo de gerenciar manualmente o inventário de estacionamento, proporcionando aos hóspedes uma experiência mais suave a partir do momento em que chegam.

Check-in e check-out remoto

Ao permitir que os hóspedes façam check-in remotamente, seja utilizando o próprio dispositivo móvel, ou um computador de mesa, os proprietários de hotéis podem prever e gerenciar melhor as necessidades de pessoal e economizar consideravelmente custos trabalhistas. 

Essa tecnologia também pode alertar a equipe do hotel quando os hóspedes chegam e são recepcionados por uma equipe de empresa de engenharia civil voltado para hotéis e pousadas.

Isso permite que toda a equipe demande menor tempo no processo de boas-vindas.

A tecnologia e a digitalização implementadas no setor de turismo também possibilita a oferta de upgrades e upsells apropriados, com o intuito de proporcionar uma experiência mais personalizada aos hóspedes, mesmo na primeira visita.

No final da estadia do hóspede, os viajantes podem desfrutar de uma experiência de check-out – inclusive de autoatendimento – perfeita. Isso permite que eles providenciem o transporte preferido para o próximo destino, podendo escolher:

  • Aplicativos de locomoção;
  • Compartilhamento de carona;
  • Fretados;
  • Motoristas particulares;
  • Taxistas e mototaxistas.

Para o hotel, fica a economia frente aos custos trabalhistas, e para o hóspede, a escolha que melhor convém para o momento do check-out.

Chaves do quarto móvel 

Cada vez mais os hotéis oferecem aos hóspedes acesso aos quartos por meio de um aplicativo próprio  para celulares smartphones.

Isso economiza custos de impressão de cartões-chave plásticos, muitas vezes prejudiciais ao meio ambiente, eliminando o incômodo de gerenciar o inventário desse acessório – que também é propenso a perda e desmagnetização.

Serviço de quarto inteligente

Sensores inteligentes também ajudam os hotéis a enviar notificações de menu para smartphones nos horários ideais, sendo implementados por uma empresa de suporte em TI, ainda quando os hóspedes estão nos quartos. 

Essas notificações podem até incluir sugestões personalizadas, tendo como base pedidos anteriores. 

De fato, muitos aplicativos de entrega de comida domiciliar já oferecem uma experiência semelhante, enviando notificações push para usuários frequentes em horários de pedido preferidos, nos dias mais apropriados, principalmente aos finais de semana.

Práticas inteligentes de marketing

As oportunidades da tecnologia e digitalização de dados inteligentes oferecem aos hotéis uma visão mais completa sobre os hóspedes, como o interesse por vending machines em corredores e áreas comuns dos hotéis e pousadas.

Esses espaços podem aproveitar a percepção de dados, afinal, essa inteligência é que vai permitir que continuem tendo sucesso.

Inclusive, se posicionem com mais qualidade diante do aumento da concorrência no mercado de turismo.

Tecnologia de gerenciamento de reputação online

As classificações online de um hotel podem ajudar a prever reservas futuras, assim como oferecem aos proprietários informações valiosas sobre como uma propriedade atendeu às expectativas dos hóspedes. 

Portanto, as operadoras continuarão a investir em plataformas que os ajudem a monitorar avaliações online, gerenciar a reputação e usar esse feedback para melhorar os padrões operacionais e de experiência dos hóspedes. 

Na verdade, as avaliações online fornecem uma fonte de feedback direto dos hóspedes, mas também afetam os resultados de uma propriedade que disponibiliza terceirização de limpeza e a aplicação de um projeto de robô, mantendo um ar futurista ao empreendimento.

Conclusão

Outras tecnologias inteligentes, como pesquisas com clientes, gerenciamento de programas de fidelidade e de hotéis, desempenham um papel maior na forma como os hotéis operam em um futuro próximo. 

A chave para operações hoteleiras mais inteligentes é implementar a tecnologia e digitalização de forma certa, para que atendam às expectativas dos hóspedes e às necessidades dos hoteleiros, e assim conhecer melhor os viajantes. 

À medida que se avança para o futuro, o que se pode esperar é encontrar mais propriedades hoteleiras aproveitando uma variedade de tecnologia e digitalização inteligente, com diversos objetivos para se levar em consideração.

Entre as principais, pode-se considerar benefícios como a tendência em reduzir custos operacionais, melhorar a experiência dos hóspedes e explorar novas fontes de receita. 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.