Você já deve ter ouvido “É importante limpar seu cache!” Mas o que realmente é o cache e para que serve? Nesse artigo vamos te dar uma luz para saber de uma vez para o que serve o cache.
Sumario
O que é o cache?
O cache é uma memória que permite o acesso a um fundo, como uma imagem armazenada em segundo plano. Isso significa que os dados são armazenados em cache para uma recuperação mais rápida.
Isso pode ficar ainda mais claro com uma comparação bem simplificada: em um armário, você coloca as coisas que usa com frequência mais à frente. Isso poupa você pesquisar.
Claro, essa comparação não é transferível e provavelmente deixará os cabelos de todos os entusiastas da tecnologia arrepiados – mas é definitivamente útil para uma primeira abordagem ao tema.
O cache não apenas move os arquivos para a frente, mas os armazena temporariamente. Uma base de dados digitais é assim criada em um buffer, o que acelera o acesso renovado.
A pronúncia de “Cache” é em inglês porque a palavra foi adotada para a área técnica. O termo vem originalmente do francês e significa “esconderijo”. E esta derivação de significado explica porque pode não ter reparado onde se encontra a cache.
Onde posso encontrar o cache?
Quando as pessoas falam sobre cache, geralmente se referem ao significado técnico. Mas aqui queremos nos concentrar totalmente no fato de que o cache digital não pode mais brincar de esconde-esconde com você. Portanto, podemos excepcionalmente negligenciar outros significados e permanecer no rastro da tecnologia.
Cache de hardware
Um cache, ou melhor, caches, estão localizados tanto no seu computador quanto no seu celular. Eles fazem parte do chamado hardware, ou seja, pertencem ao equipamento mecânico e eletrônico do seu dispositivo.
Por exemplo, em seu computador, os caches funcionam para descarregar o processador ou microprocessador. Vários caches trabalham lado a lado para poder recuperar os dados. Por exemplo, processadores modernos podem ter caches separados para programas e dados.
Um cache não apenas permite que os dados ou a mídia em segundo plano sejam restaurados mais rapidamente. A vantagem mais importante para o processador é que o desempenho pode ser economizado dessa maneira. A unidade, ou seja, o disco rígido, também possui um cache. Os caches são, portanto, cruciais para o desempenho e a velocidade do seu PC.
Cache de software
Quando se trata de software, a maioria de vocês já ouviu o termo cache em conexão com seu navegador da Web, como Firefox, Google Chrome, Safari ou Internet Explorer. O benefício é o mesmo de um cache de hardware – o navegador da Internet pode melhorar o desempenho e a velocidade.
É particularmente útil porque pode ser acessado muito rapidamente e economiza muito tempo. O arquivo ou página inicial desejado não precisa ser baixado separadamente, mas está disponível rapidamente.
Nenhum arquivo precisa ser baixado da Internet, pois eles são armazenados no cache. Imagens e texto são salvos como uma cópia. Os arquivos armazenados no cache do navegador são frequentemente chamados de “arquivos”.
Se você deseja abrir uma imagem, o navegador da Internet verifica automaticamente se ela já foi salva. Se for esse o caso, você verá o arquivo muito mais rápido porque não precisa ser baixado. Os arquivos são então armazenados em cache da Internet no disco rígido ou na RAM do seu computador ou smartphone.
Por que é importante limpar o cache regularmente?
Um cache é relativamente pequeno em comparação com a memória normal, portanto, deve ser limpo regularmente. Caso contrário, ele não pode mais cumprir seu propósito.
Você pode ter percebido que uma versão desatualizada de um site foi exibida para você. O motivo é que esta versão mais antiga foi armazenada em seu cache. Você não poderá visualizar novos arquivos por enquanto.
Existem programas especiais que farão a exclusão para você, como o CCleaner. Este programa não apenas esvazia o cache para você, mas também todos os outros dados de armazenamento que não são necessários.
Você pode definir nas configurações quais arquivos e dados salvos devem e não devem ser excluídos. É assim que você pode melhorar a velocidade do seu navegador. Mas você também pode simplesmente limpar o cache.
Limpe o cache do seu telefone android
Com o seu smartphone, você pode não apenas limpar o cache do seu navegador, mas também limpar os caches de aplicativos individuais. Para fazer isso, basta ir para Configurações em Aplicativos.
Depois disso, escolha Gerenciar aplicativos. Agora você verá uma lista de seus aplicativos. Selecione os aplicativos individuais e vá para “Limpar cache”. Isso também pode ser útil se um aplicativo estiver causando problemas para carregar ou trabalhar.
Cache nos motores de busca
Um cache também pode ser de seu interesse como operador de um site. Com um algoritmo especial, seu site é constantemente examinado pelos motores de busca individuais. Isso é chamado de rastreamento.
O rastreamento examina sua página em busca de atualizações e relevância. Atualmente, o Google ainda é, de longe, o mecanismo de pesquisa mais usado. Portanto, isso é usado como um exemplo. O Google usa diferentes rastreadores, os Googlebots, para diferentes conteúdos.
Se um dos rastreadores visitou seu site, as informações são armazenadas em um cache para os outros rastreadores. Desta forma, você pode ser recuperado mais rapidamente.
Deixe um comentário