Escolher o nome de domínio certo é um primeiro passo importante para configurar um novo site, mas para reivindicá-lo para seu uso exclusivo e compartilhá-lo com o mundo online, você precisará aprender como registrar um nome de domínio.
O registro de um novo nome de domínio requer apenas algumas etapas e relativamente pouco dinheiro, e você pode dar esse passo mesmo se ainda não estiver pronto para configurar seu site.
Sumario
1. Como verificar a disponibilidade de nomes de domínio
Para escolher um domínio, primeiro você precisa verificar a disponibilidade do nome de domínio desejado. Você não poderá registrar um nome que corresponda exatamente a nenhum nome de domínio registrado.
Você pode comparar o nome desejado com os nomes de domínio que já estão registrados em qualquer uma das muitas ferramentas gratuitas de verificação de nome de domínio disponíveis por meio de registradores de domínio e provedores de hospedagem na web.
Tudo o que você precisa fazer é digitar o nome desejado junto com a extensão do domínio de nível superior que deseja usar, como .com ou .org. Os domínios genéricos de nível superior incluem:
- .com;
- .internet;
- .org.
Como regra geral, .com é a melhor escolha para um novo site. Originalmente destinada a abranger apenas sites comerciais, a extensão .com agora é comumente usada para sites de todos os fins.
Se o nome já estiver registrado, você será informado de que já está registrado. Às ferramentas de verificação de nome geralmente oferecem uma série de nomes alternativos semelhantes, junto com opções de extensões disponíveis, então você pode ser capaz de proteger o nome que deseja com apenas alguns ajustes, ou a escolha de uma extensão diferente da altamente desejável e muito familiar .com.
Se necessário, sinta-se à vontade para usar um gerador de nome de domínio para criar um nome disponível para o seu site. Quando o nome desejado estiver marcado como disponível, você poderá dar o próximo passo no processo de registro.
2. Registre nome de domínio
Os nomes de domínio podem ser registrados com um registrador de domínio independente ou com um provedor de hospedagem na Web que hospeda o site anexado ao nome.
Eles são responsáveis por verificar a disponibilidade do nome e manter os registros dos domínios registrados. Os registradores de nomes de domínio devem ser credenciados por registros de domínios de primeiro nível, que por sua vez são credenciados pela ICANN.
Os registradores não fornecem hospedagem na web; eles simplesmente gerenciam os bancos de dados de nomes de domínio em uso. Se você atualmente não tem hospedagem de domínio na web ou está simplesmente reservando seu nome ou nomes de domínio ideais para uso posterior, os registradores podem “estacionar” seu nome de domínio temporariamente até que você esteja pronto para lançar seu site.
Se você já configurou uma conta com um provedor de hospedagem, pode concluir toda a pesquisa de nome e o processo de registro no site do provedor.
Para registrar o domínio, você só precisa fornecer o nome escolhido e algumas informações sobre você como o registrante que será responsável pelo domínio. Os registradores normalmente solicitam informações de contato padrão, como endereço físico, número de telefone e endereço de e-mail.
Essas informações vão para um banco de dados Whois, que armazena informações de contato sobre os registrantes de domínio e as disponibiliza ao público, para que qualquer pessoa possa pesquisar o proprietário de um domínio.
Se você está preocupado com a privacidade, muitos registradores oferecem pacotes de proteção de privacidade por uma pequena taxa. Para concluir o processo de registro de nome de domínio, você será solicitado a assinar um contrato.
É importante revisar o contrato do registrador com cuidado, pois geralmente contém disposições sobre coisas como a transferência de seu domínio de um registrador para outro ou limites para o tempo que um domínio pode permanecer estacionado sem ser excluído.
Esses limites de tempo permitem que outros usuários registrem nomes de domínio que ficaram inativos. Você também precisará selecionar um prazo quando chegar a hora de renovar seu nome de domínio, normalmente um, três ou cinco anos, e depois pagar as taxas exigidas pelo prazo escolhido.
Embora as pessoas falem em “comprar” um nome de domínio, na realidade, os usuários estão simplesmente pagando pelo seu uso por um determinado período de tempo.
Se um nome de domínio não for renovado no momento apropriado, ele pode caducar e ficar disponível novamente. Domínios não utilizados e expirados são frequentemente comprados e vendidos em leilões online e mercados de domínio.
3. Configure o seu site
Depois de registrar seu novo domínio, você pode começar a planejar a configuração do seu site. Se você ainda não providenciou a hospedagem, pode ser hora de comprar um host que oferece os recursos e os preços desejados.
E se você não estiver pronto para fazer isso ainda, seu domínio pode permanecer estacionado enquanto você mantiver o registro. Os domínios registrados por meio de um host da Web geralmente estão prontos para serem configurados usando as ferramentas fornecidas pelo host.
Se o seu domínio estiver estacionado em um site/blog de registro, pode ser necessário realizar algumas etapas adicionais para garantir que o nome do seu domínio aponte para o seu site.
Registrar seu nome de domínio é a primeira etapa no processo de lançamento de seu site/blog. Com custos relativamente baixos de registro e renovação, seu nome de domínio é o “endereço” exclusivo que conecta sua marca com o mundo.
4. Como alterar servidores de nomes
Você pode alterar os servidores de nomes de seu nome de domínio no painel de controle de sua hospedagem ou acessando o whois do registro br.
5. Propagação de domínio
Propagação de DNS (ou Propagação de Nomes de Domínio) é um termo para descrever a atualização de informações na Internet. Ele assume duas formas: alterações em sua zona DNS e alterações em suas informações WHOIS.
Uma alteração nas informações da zona DNS geralmente afeta apenas alguns servidores e é concluída com muito mais rapidez. No entanto, o WHOIS é o registro mestre que informa a todos os servidores DNS do mundo o servidor do seu domínio.
Uma alteração em suas informações WHOIS (como atualizar o ADMIN-C em seu painel de controle) pode levar até 72 horas para se propagar completamente.
Por que registrar um nome de domínio?
É possível ter uma presença online sem um nome de domínio. Uma variedade de sites/blog totalmente hospedados e até sites de mídia social permitem que os usuários criem um blog, página da web ou até mesmo um site simples.
Seu “endereço” online para esse tipo de site se torna um subdomínio do site principal – e embora esse endereço identifique seu espaço, não é seu próprio domínio. Comprar e registrar um nome de domínio estabelece seu próprio localizar exclusivo na Internet.
É um substituto fácil de usar para a longa sequência de números que compõe o endereço de protocolo de Internet (IP) oficial do seu blog e também pode ser pesquisado com base em mecanismos de pesquisa nas palavras – ou palavras-chave – que você incorpora em seu nome de domínio.
Registrar um domínio com um registrador de nomes de domínio é a primeira etapa para lançar seu novo site/blog online. O registrador de domínio é a empresa que gerencia as reservas de nomes de domínio.
A Internet Corporation for Assigned Names and Numbers mantém e coordena o fornecimento de endereços IP em todo o mundo, o que garante que cada entidade na Internet tenha um endereço exclusivo e um nome de domínio exclusivo que representa esse endereço.
Quando um novo nome de domínio é criado, ele deve ser verificado nos bancos de dados de nomes de domínio da ICANN atualmente em uso para evitar duplicação.
Se o nome de domínio que você deseja já estiver registrado para outra pessoa, você não poderá usá-lo em seu próprio site, mas se o seu novo nome de domínio ainda não estiver em uso, você pode registrá-lo. Enquanto você continuar a renovar seu nome de domínio, ele permanecerá exclusivamente seu.
Registrar seu novo nome de domínio é relativamente simples. Tudo que você precisa é de um nome disponível, uma forma de pagamento e um registrador de domínio ou um provedor de hospedagem na web que ofereça registro de domínio. Você também precisará escolher um serviço de hospedagem, um plano de hospedagem e obter um certificado SSL.
O que é um certificado SSL e para que ele é usado?
Os certificados SSL são usados para criar um canal criptografado entre o cliente e o servidor. A transmissão de dados como detalhes do cartão de crédito, informações de login da conta e qualquer outra informação sensível deve ser criptografada para evitar espionagem.
Com um certificado SSL, os dados são criptografados antes de serem transmitidos pela Internet. Os dados criptografados podem ser descriptografados apenas pelo servidor para o qual você realmente os envia. Isso garante que as informações que você envia aos sites não sejam roubadas.
A partir de 08/06/2014, o Google anunciou que ter um certificado SSL instalado em seu site irá aumentar sua posição no ranking, que é outro grande motivo para usar um SSL.
O próprio certificado representa dados codificados em base64 que contêm informações sobre a entidade para a qual o certificado foi emitido, chave pública necessária para criptografia e verificação de assinatura digital e assinatura digital criada com a chave privada do emissor do certificado.
Um certificado SSL deve ser instalado no lado do servidor. Ao acessar um site protegido por um certificado SSL emitido por uma autoridade de certificação confiável, você verá https: // no início de seu URL.
Um navegador também mostrará a conexão como segura exibindo um ícone de “cadeado” na barra de endereço:
O que é um Servidor de Nomes de Domínio (DNS)?
DNS significa Sistema de Nome de Domínio. A principal função do DNS é traduzir nomes de domínio em endereços IP, que os computadores possam entender. Ele também fornece uma lista de servidores de e-mail que aceitam e-mails para cada nome de domínio.
Cada nome de domínio no DNS nomeará um conjunto de servidores de nomes como autoritativos para seus registros DNS. Este é o lugar para onde todos os outros servidores de nomes serão apontados ao procurar informações sobre o nome de domínio.
Os servidores de nomes são um programa ou servidor de computador que implementa um protocolo de serviço de nomes. É aqui que o arquivo de zona é armazenado e seus registros DNS são armazenados.
Um arquivo de zona é um pequeno conjunto de instruções que aponta nomes de domínio para endereços IP. Um arquivo de zona é composto de ‘registros’, como registros A e registros MX.
Este registro é usado para apontar seu nome de domínio para um endereço IP. Se você precisar configurar um registro A , seu provedor fornecerá um endereço IP semelhante a 194.154.164.196. Se você precisar configurar um registro CNAME, seu provedor fornecerá um endereço de URL semelhante a web.me.com.
Isso é usado para especificar quais servidores de e-mail são responsáveis por um determinado nome de domínio. Um registro MX especial O recurso são os números de prioridade, que fornecem informações ao servidor de correio que faz a consulta sobre qual servidor de correio deve ser usado primeiro.
A próxima entrada é tentada apenas quando o servidor de e-mail com a prioridade mais alta não está disponível.
Quanto custa um domínio para Blogger?
Comprar um novo nome de domínio normalmente custaria entre US $ 9 e US $ 14,99 por ano. No entanto, esses preços podem variar de acordo com a extensão do domínio ou o registrador de domínio que você escolher.
Se você está começando um novo site , recomendamos o uso do Bluehost . Eles são uma das principais empresas de hospedagem na web do mundo.
Eles estão oferecendo aos usuários do WPBeginner um nome de domínio grátis + certificado SSL grátis além do desconto de 60% em seus planos de hospedagem na web.
Como você precisa de um nome de domínio e de hospedagem na web para criar um site, essa é a opção mais acessível para começar.
Se você deseja apenas comprar um nome de domínio, recomendamos o uso de Domain.com como seu registrador. Você pode usar nosso código de cupom Domain.com para obter descontos em sua compra.
Veja quanto custa um novo registro de domínio com diferentes registradores.
- Bluehost – Domínio gratuito com hospedagem $ 3,95 / mês
- HosTinger – R$ 2,99 para nomes de domínio .com com nosso código de cupom
- HostGator – Domínio grátis com hospedagem R$ 8,59 / mês
- GoDaddy – R$ 6,99
- DreamHost – Domínio grátis com hospedagem $ 2,59 / mês
Esses preços são apenas para novos nomes de domínio .com. Os preços de outras extensões, como .net, .org, .info, .blog, etc., variam de acordo com o registrador de domínio que você usa.
Quando se trata de extensões de domínio, sempre recomendamos que os usuários usem .com porque é o mais popular.
Deixe um comentário