Servidor VPS: o que é e para que serve?

Há muitas opções de servidor VPS, de hospedagem compartilhada a servidores dedicados, muitos usuários podem se perder em toda a linguagem técnica e não entender totalmente cada um.

Criamos um tutorial completo sobre o que exatamente são servidores privados virtuais (ou seja, VPS ), seus usos, vantagens, desvantagens e muito mais. Também incluímos uma comparação entre servidores VPS e outras soluções de hospedagem.

Sumario

O que é um servidor VPS?

Um VPS ou servidor virtual privado é um serviço usado no mundo da hospedagem, onde atua como um servidor dedicado autônomo. Com o uso de tecnologia em nuvem e virtualização, o VPS entra em cena.

Um servidor VPS tem seus próprios recursos dedicados, mas a diferença é que em um servidor físico poderoso pode haver mais de um VPS. Com o uso da virtualização, o servidor físico é dividido no número necessário de servidores virtuais privados e os recursos são dedicados de acordo.

Servidor VPS

Como mostrado acima, os recursos são dedicados a esse VPS específico, o que significa que você não terá que compartilhar a CPU, RAM ou quaisquer outros dados com mais ninguém. O desempenho será garantido com um VPS ao invés de ter que se preocupar constantemente ao usar um serviço de hospedagem compartilhada.

O VPS vem com acesso root completo assim como um servidor dedicado, e também com maior segurança. Se algo acontecer a outro VPS no mesmo sistema, não o afetará, pois seu VPS está completamente isolado.

Vantagens em utilizar servidor VPS

Existem algumas vantagens importantes que precisam ser levadas em consideração ao usar a hospedagem VPS. 

  • Uma redução notável no preço em relação a um servidor dedicado ao obter serviços semelhantes;
  • Um servidor com controle total e um ambiente privado para você trabalhar são as cerejas em cima.

Para um melhor entendimento, deixe-me mostrar a diferença entre uma hospedagem VPS e serviços de hospedagem compartilhada.

Um serviço de hospedagem compartilhada é simplesmente um servidor onde você pode hospedar seu site, mas o servidor é compartilhado entre vários usuários. Enquanto seus dados são armazenados no servidor, a RAM, a largura de banda e outros recursos são compartilhados entre outros usuários.

Isso tem o potencial de fazer com que seu site tenha um desempenho ruim, o que, por sua vez, limita você a responder às solicitações dos clientes. Na hospedagem compartilhada, você não tem a opção de usar o software de que precisa, mas apenas o que é fornecido pelo provedor de hospedagem

Além disso, falta segurança. Isso se deve ao fato de que, se o servidor ficar cara a cara com uma atividade maliciosa, todo o servidor e seus usuários serão afetados.

Apesar de toda a negatividade das soluções de hospedagem compartilhada, um VPS basicamente resolverá todas essas desvantagens. É seguro, você tem acesso total para instalar o software que precisar e acima de tudo terá seu próprio conjunto de recursos.

Um servidor privado virtual é uma escolha de hospedagem perfeita, pois tem um equilíbrio entre desempenho, segurança e preço.

Você pode encontrar o preço de um VPS, pois é bastante caro em comparação com uma solução de hospedagem compartilhada, mas a coisa a levar em consideração é que se você é tecnicamente capaz de gerenciar uma conta VPS.

Se você for suficientemente capaz com os aspectos técnicos que acompanham a hospedagem VPS, então eu recomendo esta como a melhor opção para expandir seus negócios da maneira que você deseja, sem quaisquer restrições.

Para que o VPS serve?

Nos concentramos em hospedar um site como a principal função de um servidor virtual privado.

Existem muitos outros usos que um VPS pode fornecer além do plano de hospedagem padrão. Aqui estão alguns dos casos de uso de VPS mais comuns:

Hospedando um servidor pessoal

Embora você não tenha acesso ao mesmo poder computacional de um servidor dedicado, um VPS é um servidor e, portanto, pode executar muitas tarefas semelhantes. Certos servidores VPS são até capazes de executar pequenos servidores VOIP; no entanto, a configuração requer um bom nível de especialização.

Como escolher o melhor VPS

No início do seu site, é melhor escolher um serviço de hospedagem compartilhada, mas conforme o site cresce, as necessidades também aumentam e este é o ponto em que você deve considerar a atualização para um servidor privado virtual.

Como os recursos para um VPS não são compartilhados, seu site será muito mais rápido e ágil. Tudo bem, mas como você pode escolher o melhor VPS para você? Como você pode escolher o VPS que melhor se adapta a você?

É só examinar os planos de VPS das empresas e resumir aos fatores-chave que você precisa procurar em um servidor virtual privado.

O melhor provedor de hospedagem VPS é aquele que atende a todas as suas necessidades, e os principais fatores a serem observados antes de obter um VPS são:

  • Preço;
  • Características;
  • Apoio, suporte;
  • Largura de banda.

A escolha de um VPS realmente depende de suas necessidades. Se você está crescendo em seu site e a hospedagem compartilhada não é suficiente, é melhor ir para um servidor VPS econômico para obter recursos dedicados extras.

Por outro lado, se o seu site tem muito conteúdo de alta qualidade, é melhor escolher um plano com maior armazenamento, RAM e CPU.

Servidor VPS gratis, onde encontrar

Precisa de hospedagem VPS gratuita porque os planos reais estão fora do seu orçamento? Uma palavra de cautela, porém, nada na vida é verdadeiramente gratuito. E isso se aplica a esses provedores de VPS.

Utilizar um servidor virtual privado (VPS) é um caso em que muitas vezes você pode obter um bom retorno do seu investimento.

É compreensível, entretanto, por que as pessoas podem procurar por hospedagem VPS gratuita, embora a maioria das soluções de hospedagem na web neste setor já sejam bastante econômicas.

Frequentemente, você verá opções de hospedagem compartilhada gratuita e pode simplesmente se perguntar até que ponto as empresas estão dispostas a aumentar a aposta.

Na realidade, não existem planos de hospedagem que se qualifiquem como VPS 100% gratuito. Ou seja, não existe uma versão de servidor VPS grátis onde você nunca pague nada.

Você pode facilmente encontrar uma versão de avaliação gratuita do VPS, no entanto, e também há muitos serviços de hospedagem quase gratuitos que também chegam muito perto de fornecer uma experiência gratuita. Vamos dar uma olhada em algumas das opções que podem fazer você se sentir como se estivesse recebendo VPS grátis.

Planos VPS quase gratuitos

1. HostWinds VPS Hosting

HostWinds VPS Hosting

Preço mais baixo: $ 5,24 por mês

Tempo de resposta: 640 ms

Tempo de atividade: 100%

Ver Planos de Hospedagem HostWinds

No sentido mais estrito, os planos de custo mais baixo na HostWinds não representam VPS barato real porque a oferta de baixo custo da empresa é uma instância baseada em nuvem.

Para a grande maioria das pessoas interessadas em provedores de hospedagem VPS, essa distinção nem será perceptível. Isso porque, uma vez que os recursos de um servidor físico são divididos para criar um VPS na nuvem, não há nada sobre o uso do servidor virtualizado resultante que seja diferente de um VPS baseado em uma única máquina. 

A única coisa que você notará é que o sistema geralmente é mais responsivo do que os planos de hospedagem VPS tradicionais. No final da equação, você ainda terá acesso a:

  • Um painel de controle;
  • Espaço em disco;
  • Recursos no nível do sistema operacional.

Em outras palavras, você pode fazer login por meio da interface da web ou usar um shell remoto para acessá-lo via SSH como qualquer outra configuração de hospedagem de servidor.

HostWinds oferece uma experiência robusta o suficiente para que as pessoas que entendem de tecnologia fiquem felizes. Como você pode esperar na faixa de preço quase gratuita, você não obterá nenhum grau real de suporte da HostWinds.

Eles oferecem, no entanto, uma configuração Linux muito robusta que será familiar para qualquer pessoa que já tenha usado servidores VPS antes. Você também descobrirá que a empresa tem o prazer de fazer upsell de produtos relacionados, como hospedagem Windows. Impressionantemente, a configuração também inclui um GB de RAM, um único núcleo de CPU e 30 GB de espaço de armazenamento.

No que se refere aos planos de hospedagem, no entanto, é difícil reclamar de obter uma experiência VPS adequada quase de graça. Apenas esteja preparado para fazer algum trabalho tecnicamente avançado para mantê-lo funcionando, pois é um VPS não gerenciado.

2. InterServer.net

InterServer.net

Preço mais baixo: $ 2,50 por mês

Tempo de resposta: 684 ms

Tempo de atividade: 99,96%

Ver Planos de Hospedagem InterServer

Outra empresa que chega perto de fornecer hospedagem VPS gratuita é a InterServer.net. O plano VPS mais barato da empresa de hospedagem na web inclui:

  • Um núcleo de CPU;
  • Dois GB de memória;
  • Três GBs de armazenamento SSD;
  • Dois TB de transferência por mês.

Esse seria um ótimo conjunto de recursos de um plano de host VPS típico que custa cerca de US $ 30 por mês. Se as capacidades de processamento, armazenamento e memória não forem boas o suficiente para suas necessidades, você pode ajustar facilmente seu plano VPS para até 16 núcleos. 

Você também ainda estará pagando respeitáveis ​​US $ 96 por mês por uma oferta de alta qualidade. Um problema padrão que você começará a notar com quase todos esses planos de hospedagem VPS é que eles são baseados em instâncias de nuvem. 

Novamente, não é um grande problema para o usuário médio, mas pode ser um obstáculo se você pensar muito sobre a distinção relativamente pequena entre os serviços de hospedagem VPS executados diretamente em uma única máquina e executando-os em muitas máquinas que fornecem instâncias baseadas em nuvem.

Outro tema que você verá surgindo é que muitos desses provedores de hospedagem ficam felizes em oferecer soluções baseadas em Linux, mas nem sempre são as primeiras pessoas que se preocupam em instalar um sistema operacional como o Windows. 

Felizmente, os servidores Windows estão disponíveis por um custo adicional. Os sistemas Linux são bastante robustos, no entanto, incluindo:

  • Bancos de dados MySQL;
  • Python, Ruby, Perl e outros ambientes para a produção de conteúdo dinâmico em sites;
  • Uma instalação cPanel completa para fácil administração;

Existem também opções de suporte gerenciado disponíveis gratuitamente. Pode não ser um verdadeiro servidor VPS, mas ainda tem um valor muito bom por alguns dólares por mês.

3. Hostinger

Hostinger

Preço mais baixo: $ 4,49 por mês

Tempo de resposta: 309 ms

Tempo de atividade: 100%

Ver Planos de Hospedagem da Hostinger

Sim, agora estamos realmente perto de encontrar um servidor VPS verdadeiramente gratuito. O que é impressionante com a Hostinger é que eles conseguem operar servidores muito responsivos e com ótimos números de tempo de atividade. Você não obterá uma tonelada de armazenamento com a oferta mais barata, apenas 10 GB, mas pode atualizar seu plano para uma das várias opções. 

Tudo é baseado em SSD, portanto, você espera tempos de resposta super rápidos. O modelo de negócios da Hostinger está centrado na venda de todas as outras coisas que um site precisa, como um nome de domínio e um certificado SSL

Eles incluem endereços IP dedicados IPv4 e IPv6 gratuitamente em cada plano, uma oferta impressionante para um plano com menos de cinco pontos. Para as pessoas que têm conhecimentos técnicos razoavelmente sólidos, há algo a ser dito sobre experimentar uma solução gratuita ou que chega perto de ser gratuita. 

Mesmo se você simplesmente seguir em direção a algo como os planos de baixo custo impensáveis ​​da Hostinger, você encontrará um sistema surpreendentemente responsivo que inclui um ambiente robusto para implantação de páginas da web e aplicativos da web. 

Talvez não seja 100% gratuito, mas você também não sofrerá de pavor existencial todo mês quando a conta do servidor vencer.