Tecnologia: o que é disco SSD? 

Tecnologia: o que é disco SSD? 

Um dos principais componentes de um computador ou servidor é o seu disco rígido. É ele o responsável em particular pelo armazenamento dos nossos dados. Com a tecnologia de armazenamento em constante mudança, novos dispositivos de armazenamento são necessários a ponto de afetar o desempenho do servidor. 

O disco rígido de estado sólido, ou unidade de estado sólido, tornou-se uma peça chave do hardware do computador, mas o que é uma unidade de estado sólido e como ela é diferente dos HDD que conhecíamos antes?

Sumario

O que é um disco rígido?

Um disco rígido é o dispositivo de armazenamento onde seu computador ou servidor armazena todos os seus dados por muito tempo. Tudo o que você instala ou cria em seu computador ou espaço de hospedagem de sites é armazenado em um disco rígido. O sistema operacional do seu computador ou servidor também está localizado no disco rígido. 

Cada disco rígido tem uma determinada capacidade, ou espaço de armazenamento, que determina a quantidade de dados que podem ser armazenados. A capacidade desses discos rígidos é medida em gigabytes e terabytes e define o limite de dados que você pode armazenar neles.

Existem diferentes tipos de discos rígidos?

Durante um tempo havia apenas um tipo de disco rígido que era normalmente usado, mas isso mudou muito nos últimos anos e hoje existem diversas opções de armazenamento. As duas formas mais comuns de armazenamento são armazenamento HDD e armazenamento SSD.

Armazenamento em disco rígido

O disco rígido HDD é o método mais tradicional de armazenamento de dados. Existe há mais de 50 anos e ainda está disponível e eficiente. Os discos rígidos HDD usam pratos giratórios para armazenar dados. 

A vantagem dos discos rígidos HDD é que eles podem fornecer espaço de armazenamento significativo, na ordem de vários terabytes. Eles também são mais acessíveis do que outras opções de armazenamento e são uma ótima opção para armazenar muitos dados. 

A desvantagem dos discos rígidos HDD é que eles são mais lentos do que outras opções disponíveis. Isso se deve ao uso de peças mecânicas e à forma como os dados são lidos e gravados. Essas peças mecânicas também aumentam a probabilidade de falha do disco rígido,

Armazenamento SSD

As unidades de estado sólido usam memória flash para fornecer velocidades mais rápidas do que os discos rígidos HDD. Essas unidades não têm partes móveis, o que significa que são menos propensas a falhas e interrupções. Esta é uma das principais vantagens sobre os discos rígidos HDD. 

Os SSD, portanto, não só oferecem maior durabilidade, mas também são muito mais rápidos que os discos rígidos HDD. De fato, esses discos mantêm os dados em uma memória flash em vez de um sistema magnético como um disco rígido HDD. 

Solid State Drive (SSD) armazena dados usando os atributos confiáveis ​​de um grupo de semicondutores duráveis. Assim, como as unidades de estado sólido não dependem de peças móveis ou discos giratórios, a velocidade de recuperação dos dados armazenados é mais rápida.

Qual é a melhor tecnologia?

Discos HDD e SSD são bastante complementares. Os discos HDD são mais adequados para aplicativos que exigem muito espaço em disco, enquanto os discos SSD são mais adequados para aplicativos que consomem menos espaço em disco, mas exigem recuperação rápida de dados. No caso de um servidor, essa velocidade se traduz em um site que é exibido mais rapidamente para os visitantes.