Tecnologia: o que é memoria ram? 

Tecnologia: o que é memoria ram? 

O termo RAM  aparece repetidamente ao comprar um computador ou smartphone. Com as Smart TVs, o tamanho da memória RAM também desempenha um papel importante no desempenho do aparelho. 

Não importa se você está transmitindo filmes, navegando na Internet ou escrevendo e-mails – a cada ação, o dispositivo carrega dados que precisam ser armazenados em cache. Os fabricantes de computadores usam RAM para que a comunicação entre os componentes individuais funcione rapidamente. Mas o que exatamente é RAM?

Sumario

O que é memória de trabalho e para que serve?

O termo em inglês RAM para “Random-Access Memory” é uma memória de curto prazo na qual o sistema operacional de um dispositivo armazena em cache todos os programas e processos em execução. 

Ele serve como a memória de curto prazo de um computador, por assim dizer, e fornece ao processador os dados necessários para calcular os processos e programas que estão sendo executados no momento.

O computador ainda se lembra de versões intermediárias de, por exemplo, uma planilha do Excel na memória RAM, que o processador pode acessar a qualquer momento. 

A rapidez com que o computador funciona depende muito da velocidade de leitura e gravação, bem como da taxa de transferência de dados e da capacidade de armazenamento da memória principal. 

Quanta memória RAM eu preciso?

Quanto mais RAM um computador tiver, mais rápido ele funcionará. Mas é claro que não apenas o desempenho aumenta, mas também o preço de um dispositivo com uma memória principal mais potente. 

Portanto, você deve verificar antecipadamente quanta memória RAM você realmente precisa. Isso, por sua vez, depende, entre outras coisas, do trabalho que você está fazendo e de quantos programas estão sendo executados ao mesmo tempo.

2GB de RAM são completamente suficientes para um tablet que é usado apenas para navegar. Se você comprar um PC para uso profissional, por exemplo, para realizar trabalhos complexos como edição de vídeo ou desenvolvimento de jogos, vale a pena investir em 8GB ou 16GB de RAM.

Como um pequeno guia, você pode seguir os seguintes valores:

4GB de RAM: Se você usa seu dispositivo principalmente para navegar, enviar e-mails e trabalhar com aplicativos do Office, uma memória de trabalho de 4 GB é totalmente suficiente.

8GB de RAM: Oito gigabytes de memória RAM é o ideal se você usa o computador com frequência e gosta de executar vários aplicativos ao mesmo tempo. A memória de trabalho também é suficiente para muitos jogos atuais sem requisitos extravagantes.

16GB de RAM: Uma RAM de 16GB é particularmente adequada para jogos intensivos e tarefas de cálculo intensivo, como edição e programação de vídeo.

Uma memória de trabalho com 2 a 4GB de RAM geralmente é suficiente para usuários de smartphones. Essa memória já está instalada em telefones celulares Android mais baratos. A Apple usa em seus smartphones, como iPhone XR, com 3GB de RAM, por exemplo. Existem também smartphones com 8 GB de RAM, embora estes possam ser atribuídos ao segmento topo de gama.

Que tipos de RAM existem?

A RAM existe desde os primórdios da ciência da computação. Com o tempo, os cientistas continuaram a desenvolver novos tipos de RAM que consomem menos energia e oferecem maior capacidade e velocidade. 

Já no final dos anos 1990 e início dos anos 2000, você podia escolher entre RAM estática (SRAM), RAM dinâmica (DRAM) ou RAM estática síncrona (SDRAM).

Hoje, a RAM do tipo “DDR” é normalmente instalada em PCs, enquanto as estações de trabalho e servidores profissionais usam principalmente ” EEC-RAM “. Além disso, é feita uma distinção entre RAM armazenada em buffer e registrada , bem como DIMM, SO-DIMM e NV-DIMM .

RAM DDR e EEC: A diferença

“DDR” significa o termo inglês “ Double Data Rate ”. Traduzido literalmente, isso significa “dobrar a taxa de dados”. E é disso que se trata a memória DDR. A velocidade com que os barramentos trocam dados entre a RAM e o processador pode ser dobrada. 

Atualmente DDR5 com até 50 GB/s já está nos blocos iniciais, sendo que o número no final indica sempre a respectiva geração – neste caso o “5” representa a quinta geração de memória DDR.

“EEC-RAM” significa ” Código de Correção de Erro “. Se a RAM detectar erros nos dados, ela os corrigirá de forma independente. Enquanto a memória não EEC sempre tem um número par de chips, uma RAM EEC é equipada com um chip adicional para cada oito módulos de memória. Este chip adicional realiza a detecção de erros. 

Como mencionado acima, essa memória é usada quase exclusivamente em servidores e estações de trabalho profissionais. Por exemplo, os sistemas bancários usam “EEC-RAM” para garantir que a quantia de dinheiro chegue ao destino certo.